Apae Aracaju amplia atendimento e passará a atender mais 100 crianças com TEA

09/08/2023
19:08:58

No dia 19 de julho, o presidente da Apae Aracaju, Carlos Mariz, assinou junto com a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, Sony Petris, a renovação do convênio com o Ministério da Saúde. Esse contrato é responsável pela implantação do Centro Especializado em Reabilitação II (CERII) na instituição fornecendo recursos necessários para o atendimento dos usuários. 

Além da renovação foi adicionado um termo para ampliação dos atendimentos. A Apae Aracaju irá receber a partir do mês de agosto mais 100 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que se encontram na lista de espera para atendimento. A princípio o serviço só será ofertado para crianças de 0 a 15 anos que residem na cidade de Aracaju. 

Segundo o coordenador de saúde da Apae, Sávio Xavier, esse serviço voltado especialmente para crianças com TEA se dá devido à alta demanda. “Quando o paciente realiza a triagem, a Secretaria de Saúde faz essa avaliação do quantitativo de crianças que possuem aquele CID. Hoje, o número de crianças com TEA é muito alto, isso por conta de diversos fatores. Então, para tentar suprir essa demanda precisamos ampliar nossos atendimentos.”, explica o coordenador. 

Essa ação, segundo a representante da SMS de Aracaju, Sony Petris, será positiva e trará diversos benefícios para a população. “Além de reduzir a fila de espera, a ampliação do convênio através desse recurso irá trazer mais qualidade de vida para o usuário. Isso porque ele será atendido de forma mais ágil e por uma equipe multidisciplinar. Vamos dar mais celeridade ao processo e esse acompanhamento que eles precisam.”, diz Sony. 

Além do CERII da Apae Aracaju, outros Centros de Reabilitação da cidade também sofreram essa ampliação e ajuste para suprir a demanda de atendimento para crianças com TEA. Segundo o Censo Escolar 2021 a rede estadual de ensino de Sergipe tinha 657 alunos com TEA matriculados. A nível nacional, a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas tenham o transtorno. 

Esse novo atendimento oferecido pela Apae Aracaju será feito em grupo com o acompanhamento de fonoaudiólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, psicólogo,profissional de educação física, fisioterapeuta, nutricionista e técnico de enfermagem, além da supervisão da assistência social. As sessões serão feitas em grupo com uma média de 20 usuários atendidos por dia. 

“Nosso objetivo é dar início a essa nova proposta de atendimento com esse quantitativo de 100 usuários para que possamos identificar os pontos fortes dessa nova modalidade de atendimento e detectar de que forma podemos superar esse número. Nós visitamos os outros CERs para entender qual a dinâmica foi utilizada por eles, trocar experiências e acolher as idéias de quem já está colocando em prática o mesmo serviço que o nosso.”, comenta Sávio Xavier. 

A Apae Aracaju investiu na contratação de uma equipe extra para o novo núcleo de atendimento TEA, ao todo 8 novos profissionais foram empregados. Juntos a outros três técnicos da casa eles trabalharão a socialização, coordenação motora, estimulação cognitiva, força, equilíbrio, noção espaço temporal e estimulação sensorial dos usuários. 

Para a maioria dos novos contratados é a primeira vez que se deparam com um trabalho em grupo. “As nossas expectativas são as melhores possíveis em relação a esse novo projeto. É a primeira vez que eu trabalho assim, realizando atendimentos multiprofissionais e acredito que será uma ótima experiência. A equipe tem se dado muito bem. Sabemos que essa ampliação será importante para as famílias e principalmente para as crianças que receberão atendimentos de forma mais ágil ”, diz Danilo Silva, um dos novos psicólogos contratados.
“A equipe está se reunindo durante toda a semana para fazer planejamento das atividades, construindo junto materiais de apoio que serão utilizados no nosso dia a dia. Estamos alinhando tudo para receber da melhor forma essas crianças.”, diz Helber Silva, profissional de educação física.